Logo Amapá
quinta, 01 de dezembro de 2022 - 15:53h - 1100
Parceria promove tarde de acolhimento para pacientes da Unacon
Ação busca trazer conforto emocional aos hospitalizados e marcou o encerramento das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.
Por: Roberta Corrêa
Foto: Gabriel Maciel
A ação aconteceu na última quarta, 30.

Uma parceria do Governo do Amapá com o projeto Garotinhas Solidárias promoveu uma tarde de acolhimento com aulas de dança e oficina de maquiagem para pacientes e funcionários da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon).

A ação aconteceu na última quarta, 30, no Hospital de Clinicas Alberto Lima (Hcal) como parte das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

Também houve distribuição de cestas de frutas e presentes. Todo o evento foi pensado para proporcionar momentos agradáveis de entretenimento.

De acordo com a paciente Neves Amanajás, ações que proporcionam conforto emocional são fundamentais para a recuperação das pessoas em tratamento. Ela é idealizadora do projeto Garotinhas Solidárias, que reúne voluntários para ajudar o próximo.

“Enfrentar o câncer, passar por exames e quimioterapia é a rotina de pacientes e funcionários da Unacon, então finalizar as duas campanhas que lutam pela prevenção dessa doença com uma tarde de alegria é o objetivo do nosso projeto”, ressalta Neves.

Pacientes, médicos e enfermeiros destacaram os reflexos do acolhimento no psicólogo do paciente.

“É muito importante para o emocional, pois o câncer é difícil, do diagnostico até a cura é uma caminhada muito longa, por isso é tão bom desligar um pouco do tratamento para participar desse acolhimento”, destaca a técnica de enfermagem, Beta Góes.

A profissional também ressaltou  que o tratamento humanizado é uma das prioridades da Umacon.

“Não olhamos só a doença, mas o paciente como um todo, pois o emocional conta muito, alguns chegam com medo de morrer, outros são sozinhos, sem família e nosso papel é cuidar dos nossos pacientes como gostaríamos que cuidassem daqueles que amamos e para trabalhar aqui não é só perfil técnico, tem que tratar o paciente se colocando no lugar dele”, detalha a funcionária. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá