segunda, 09 de maio de 2022 - 19:27h - 2000
Convênio entre Governo e Unifap garante abertura e funcionamento do Hospital Universitário
HU ofertará atendimento de média e alta complexidade para pacientes da rede pública estadual.
Por: Karla Santos
Foto: Arquivo/ Secom
Na unidade também serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) vai garantir o envio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para custear as atividades desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), contratada para administrar o Hospital Universitário (HU).

A fonte é o Fundo Nacional de Saúde, recursos que caem na conta do Estado e agora através do convênio serão repassados à Ebserh para que o HU atenda casos de média e alta complexidade encaminhados pela Central de Regulação do Governo do Amapá.

A partir do segundo semestre de 2022, a abertura dos serviços do HU acontecerá por etapas. Em quatro fases, cada uma com duração de 6 meses, serão implementados leitos e especialidades. A expectativa é de que em 2 anos o espaço atenda com o total de 212 leitos. A abertura gradual será dividida da seguinte forma:

  • 1ª etapa: 25 leitos
  • 2ª etapa: 57 leitos (abertura de 32 novos leitos)
  • 3ª etapa: 152 leitos (abertura de 95 novos leitos)
  • 4ª etapa: 212 leitos (abertura de 60 novos leitos)

Em seu funcionamento pleno, o HU contará com atendimento clínico e cirúrgico – adulto, pediátrico e obstétrico, atendimento ambulatorial em diversas especialidades, alta complexidade em traumato-ortopedia e cardiovascular, assistência especializada em nefrologia e oftalmologia, atendimento obstétrico e serviço de apoio diagnóstico e terapêutico.

Por se tratar de um hospital universitário, também serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades serão implementadas por meio dos programas de residência médica e multiprofissional, estágios, projetos e outras ações complementares da universidade.

“O funcionamento do HU refletirá significativamente na prestação do serviço e celeridade da assistência à saúde na média e alta complexidade.  Além disso, a unidade fortalecerá a pesquisa na área da saúde, contribuindo para a capacitação de profissionais e fomento da ciência”, destacou o secretário interino de saúde, Higor Ribeiro.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá