Logo Amapá
quarta, 16 de novembro de 2022 - 23:00h - 1235
Sangue Bom: orientados sobre cuidados para a doação, beneficiários do Amapá Jovem miram meta de 60 bolsas de sangue
As doações ocorrerão nos dias 17 e 18 de novembro. Meta é atingir 60 bolsas de sangue.
Por: Anne Santos
Foto: José Baía
Bolsistas são orientados para que sejam doadores de sangue e os cuidados para que estejam aptos para a doação.

Os bolsistas do Programa Amapá Jovem foram orientados sobre a importância da doação de sangue e os cuidados que devem ser adotados antes de doar. A programação ocorreu na quarta-feira, 16. Esta é a 2ª etapa da 7ª edição da Campanha Juventude Sangue Bom, coordenada pela Secretaria Extraordinária de Juventude (Sejuv).

A ação ocorre simultaneamente nos polos de Macapá, alcançando quatro mil bolsistas. O Secretário de Juventude, Pedro Filé, explica que a campanha foi dividida em 3 etapas.

A 1ª etapa foi a foi realizada com os monitores que foram qualificados pelos profissionais do instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) para atuarem como multiplicadores nos polos. A 2ª etapa, é a orientação dos bolsistas para que sejam doadores de sangue e a 3ª etapa é o ato da doação.

Na quinta-feira, 17 os bolsistas dos polos do Amapá Jovem, da zona norte, doarão sangue no Hemoap. Na sexta-feira, 18, será a vez dos bolsitas dos polos da zona sul.

“Nossa meta é garantir 60 bolsas de sangue e além de colaborar com Hemoap, fomentar a responsabilidade social, incentivar o jovem a ser um doador e sensibilizá-lo da importância da doação de sangue e dos cuidados para ter um sangue saudável”, afirmou o gestor.

O cuidado para o sangue saudável é fundamental para o aproveitamento das doações, por isso, antes de dirigir-se ao Hemoap, os bolsistas passam por uma triagem para garantir que estarão aptos no dia seguinte para a doação. Estar apto é uma preocupação do Daniel Nunes, de 22 anos, que doará sangue pela 1ª vez.

“É um ato que salva vidas e que deixa a gente bem, despertaram em mim a vontade de doar sangue, vou tomar os cuidados para estar apto para a doação”, disse o jovem.

A jovem Silene Sousa, 28 anos, é veterana na campanha, doou sangue nas edições anteriores e mais uma vez vai participar. A bolsista convida outros jovens para também serem doadores.

“Uma campanha muito importante para sensibilizar os jovens e mostrar que nós estamos ajudando a salvar vidas, as pessoas estão precisando de sangue e a gente tem que doar”, alertou a jovem.

Juventude Sangue Bom 

A campanha iniciou em 2019, com o objetivo de despertar nos jovens o voluntariado e o sentimento de ajudar o próximo. Na primeira edição, 120 jovens doaram sangue.

Em 2020, foram duas edições, por conta da pandemia, o estoque de sangue do Hemoap ficou muito baixo e com as doações foi possível manter o banco em dia, arrecadando 166 bolsas. Já em 2021, foram 146 bolsas. Nestas edições, foram mais de 2.500 jovens envolvidos e mais de 1.700 vidas salvas com as doações.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá