quarta, 25 de maio de 2022 - 17:11h - 1184
Censo Escolar 2022: Governo promove evento de formação para gestores e secretários escolares
Orientação é voltada a profissionais das redes estadual, municipal e privada de ensino.
Por: Fernando Carneiro Pereira
Foto: Fernando Carneiro/Seed
A coleta de dados da primeira etapa - matrícula inicial - começa no dia 25 de maio.

O Governo do Estado promoveu nesta quarta-feira, 25, o evento de abertura da primeira etapa de coleta de dados do Censo Escolar 2022, voltado para gestores e secretários escolares da rede estadual, municipal e privada de ensino.

O encontro aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), onde os educadores puderam tirar dúvidas a respeito do cadastro de informações da sua escola, de estudantes e de professores.

O levantamento é realizado anualmente em todo o Brasil e é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), através do Portal EducaCenso. No Amapá, o Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Cepe/Seed-AP) é quem coordena a ação.

Clique aqui para acessar o portal Educacenso.

Diferente dos últimos dois anos, onde ocorreram formações on-line devido a pandemia da Covid-19, dessa vez o encontro aconteceu de forma presencial, com palestras de orientação dos técnicos do Cepe/Seed.

Para Rose Siqueira, secretária escolar do Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, o encontro é fundamental para o entendimento das atualizações anuais do sistema.

“Ao longo dos anos, o Censo Escolar sempre passa por atualizações na forma de cadastro. Para nós, gestores, é fundamental a formação com os técnicos presentes, para que possamos tirar todas as dúvidas possíveis e realizar o cadastro de forma correta”, disse Rose.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.

Segundo Maria do Socorro Tolosa, coordenadora estadual do Censo Escolar no Amapá, a participação de todos os gestores é obrigatória, já que o cadastro de informações é indispensável para captação de recursos.

Esse evento é feito principalmente para ressaltarmos a importância de não perder os prazos do Censo Escolar, já que a escola depende disso diretamente para a captação de recursos de políticas públicas educacionais e sociais, como bolsas de estudos e inscrições para o ProUni, por exemplo”, informou a coordenadora.

Entenda o Censo Escolar 2022

A coleta de dados da primeira etapa (Matrícula Inicial), começa no dia 25 de maio, última quarta-feira do mês em 2022, considerada a data de referência do Censo Escolar, em cumprimento à Portaria MEC nº 264, de 26 de março de 2007. Os responsáveis pelas escolas e redes de ensino devem declarar os dados no Sistema Educacenso, até o dia 1º de agosto.

O Censo Escolar é dividido em duas etapas: Matrícula Inicial e Situação do Aluno. Na primeira, o Inep apura informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.

Em relação ao ano letivo de 2022, a divulgação dos dados finais da Matrícula Inicial no DOU está prevista para a segunda quinzena de dezembro. Já na segunda etapa da pesquisa, o Instituto levantará informações relativas ao “rendimento” dos estudantes, quantidade de aprovados ou reprovados e ao “movimento”, quantos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram, ao término do ano letivo de 2022. A coleta de dados da Situação do Aluno ocorrerá no período de 1º de fevereiro a 17 de março de 2023.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá