Logo Amapá
quarta, 26 de outubro de 2022 - 12:26h - 1480
Outubro Rosa: Governo do Amapá mobiliza juventude para caminhada de conscientização sobre o câncer de mama
Iniciativa da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude visa incentivar o autocuidado e a prevenção.
Por: Anne Santos
Foto: Arquivo/Secom
Jovens querem dar visibilidade ao assunto para que mais mulheres tenham conhecimento sobre a importância do diagnóstico precoce

Como forma de incentivar o autocuidado e a prevenção do câncer de mama, a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) realizará, nesta sexta-feira, 28, a Caminhada da Juventude Contra o Câncer de Mama. A concentração será às 15h, na Praça da Bandeira com destino ao Parque do Forte.

Com o tema ‘Em outubro, a juventude veste rosa’, os jovens querem dar visibilidade ao assunto para que mais mulheres tenham conhecimento sobre a importância do diagnóstico precoce. Será, um momento para orientar a população sobre as ações de prevenção e reforçar a luta contra o câncer que mais atinge as mulheres.

Mesmo a doença não sendo comum em mulheres jovens, é importante que desde cedo a elas tenham conhecimento sobre os cuidados preventivos, pois de acordo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as chances de cura na fase inicial chegam a 95%.

Para o Secretário Extraordinário de Juventude, Pedro Filé, garantir o acesso às informações sobre a doença, o autocuidado, as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento é uma forma de contribuir na luta contra o câncer de mama.

“Na Sejuv, temos uma frente de atuação muito forte no cuidado da saúde do jovem e sua família. Atendemos um público de mulheres de 15 a 29 anos e quanto mais cedo elas tiverem acesso às informações, terão o hábito de cuidar da saúde e, também, orientar outras mulheres, como mães, tias, avós”, disse o gestor.

A ação tem como público-alvo os beneficiários do programa Amapá Jovem e integra a campanha Outubro Rosa, movimento internacional criado no início de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A campanha atualmente ocorre em diversos países para promover ações de conscientização sobre a doença e serviços de diagnóstico e tratamento.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá